FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA ORGANIZACIONAL
OS COMPONENTES A SEREM AVALIADOS EM UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL E COMO APLICÁ-LA
Palavras-chave:
Clima Organizacional. Cultura. Comportamento. Liderança. Motivação. Satisfação Pessoal. Pesquisa de Clima OrganizacionalResumo
No cenário mundial atual, as organizações precisam estar preparadas para lidarem com muitas demandas diferentes ao mesmo tempo. A globalização, o surgimento de novas tecnologias e o fácil acesso a informações, influencia o comportamento do mercado, criando novas demandas e necessidades, e quem estiver melhor preparado irá conquistar mais clientes, que estão cada vez mais exigentes e ávidos por novidades. Esse ambiente volátil, exerce forte pressão nas empresas, que para se manterem no mercado, precisam melhorar seus processos, visando criar um clima harmonioso e prazeroso, retendo seus talentos e incentivando a valorização das pessoas que a compõem, para assim garantir sua sobrevivência neste cenário incerto. É neste contexto que este estudo vem apresentar a compreensão do clima organizacional, de como a cultura e o comportamento organizacional tem influência direta sob o clima organizacional, e como isso afeta a satisfação pessoal dos funcionários, minando sua motivação, fazendo com que sua atividade laboral se torne pesada e dolorosa, levando as empresas a perda de produtividade, lucratividade, e consequentemente venha a deixar de existir. Abordaremos também a importância da realização da pesquisa de clima organizacional, os aspectos a serem analisados e como aplicar a pesquisa, para identificar os problemas e poder tomar ações corretivas, falaremos também sobre a importância em apresentar os resultados aos funcionários, para que se crie um ambiente de confiança e credibilidade entre a organização e as pessoas que nela estão inseridas. Por fim, o objetivo deste texto é elucidar a importância em ter um ambiente laboral sadio e harmonioso.
Referências
BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Production, v. 16, p. 258-273, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prod/a/4Cy7Wz5QsYJrPBnQBWt5R7x/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 Nov. 2022.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto; DE PESSOAS, Gestão. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de janeiro: Campus, 1999.
DE OLIVEIRA, Juliana Sevilha G.; CAMPELLO, Mauro Luiz Costa. Clima e cultura organizacional no desempenho das empresas. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/345_seget.08Clima%20e%20cultura%20organizacional%20no%20desempenho%20das%20empresas.pdf.> Acesso em 23 Nov. 2022.
DE SOUZA, Tarciza Alves; JÚNIOR, Dejanir José Campos; MAGALHÃES, Sérgio Ricardo. A importância do clima organizacional. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 315-329, 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/Cliente/Downloads/Dialnet-AImportanciaDoClimaOrganizacional-5113191.pdf> Acesso em: 18 Nov. 2022.
PUENTE-PALACIOS, Kátia; FREITAS, Isa Aparecida. Organizações & Sociedade – Clima Organizacional: Uma Análise de sua Definição e de seus Componentes. 2006. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198492302006000300003&script=sci_arttext&tlng=pt> Acessado em: 01 Nov. 2022.
VIEIRA, Rufina Gustmann; VIEIRA, Shirley Piccolo. A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS E NAS PESSOAS. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG - V.1, n.4, jan.-mar./2004. Disponível em:< https://www.sentidounico.com.br/wpcontent/uploads/2017/08/Ainflu%C3%AAncia-do-clima-organizacional-nas-empresas.pdf. Acesso em: 19 Nov. 2022.