EVOLUÇÃO DA EMPRESA NUBANK POR MEIO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
Palavras-chave:
Estratégias, Inovações, Marketing Digital, NubankResumo
Este artigo tem como objetivo verificar como as estratégias do marketing digital foram utilizadas para o crescimento da empresa financeira Nubank. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, quantos aos objetivos, uma pesquisa exploratória e levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados em livros, artigos, sites, blogs e redes sociais, além de entrevistas publicadas com os fundadores da organização. O estudo aborda sobre o marketing digital e suas estratégias, além da história e evolução do Nubank, bem como os benefícios dos serviços financeiros digitais que promovem uma vantagem competitiva sob as empresas físicas do ramo, seja na questão de mobilidade, sustentabilidade ou aproximação do cliente de maneira tecnológica. Assim, foi possível compreender que o Nubank se demonstrou mais competitivo que os bancos tradicionais, e possivelmente ele e outras fintech devem promover mudanças estruturais no setor bancário no Brasil.
Referências
CARO, A. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: uma análise multicultural. Tese Pós-Graduação, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/34622403.pdf> Acesso em 20 abr. 2019.
CARONE, E. A Nubank pode quebrar? LinkedIn. 2016. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/nubank-pode-quebrar-eduardo-carone/> Acesso em 18 dez. 2016.
DA SILVA, Domênica Camatti Ramos. Publicidade em Vlogs do Youtube: Um estudo sobre o vlog “5inco Minutos”. 2014. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/103447/000933932.pdf?sequence =1> Acesso em: 15 out. 2016
DIAS, C; NICOLAU, M. Estratégias de Comunicação Para Negócios Em Ambientes Digitais: O Caso Nubank. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
GIL, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS; MARCONI. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NUBANK. Menu. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/> Acesso em 20 abr. 2019.
NUBANK. Menu. Disponível em:<https://nubank.com.br/> Acesso em 15 abr. 2019.
OKADA, I; SOUZA, S. Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 1, p. 46-72, jan./abr. São Paulo, 2011.Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs2.2.4/index.php/remark/article/viewArticle/2199> Acesso em 10 abr. 2019.
TOLEDO, A; CAMPOMAR, C; TOLEDO, L. Planejamento de marketing e Confecção do Plano de Marketing: Uma Análise Crítica, São Paulo, v.13, n.37, abr./jun., 2006.
TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
PEREIRA, l. Estratégias de marketing digital utilizadas para o posicionamento de marca e aumento de vendas de uma empresa em Brasília. Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicada. Brasília, 2014.
PEDROSO, A. Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais Digitais: análise da startup Nubank. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Curso de relações Púbicas. Porto Alegre, 2016
SABA, C. Marketing na Era Digital e Cases. São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuariais 2014. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/administracao/bisus/bisus-2s-2014-vol3.pdf > Acesso em 20 abr. 2019.
SEGURA, M. O estudo do Marketing Digital versus Marketing Tradicional e a percepção das suas campanhas por parte dos consumidores no mercado virtual a tradicional. Dissertação Mestrado em estatística e Gestão da Informação - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2009.
SILVA, J; CASTRO, A; SUGANO, J; OLIVEIRA, C. Nubank: Uma visão exploratória do modelo de negócios do startup. Forscience, 2018. Disponível em: <http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/465> Acesso em 15 abr. 2019.
VERGILLI, Rafael. Relações públicas, redes sociais e mercado. São Paulo: Summus, 2014.