PRINCIPAIS TÉCNICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS

Autores

  • Marcelo Buscioli Tenorio Fatec de Presidente Prudente
  • Edgar Nalin Alves
  • Yuri Correa Reis Fatec de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Protótipo, Unity Game Engine

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal estudar e apresentar as principais técnicas da inteligência artificial usadas nos jogos eletrônicos e desenvolver um protótipo na plataforma de desenvolvimento Unity Game Engine, onde personagens que são controlados pelo computador utilizam uma das técnicas apresentadas, no caso a técnica Padrões de Movimento, com a finalidade de atacar o personagem controlado por humano. As principais técnicas estudadas foram Maquinas de Estado Finito, Path-Finding, Padrões de Movimento, Sistemas Baseados em Regras, Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos. No protótipo foram criados dois inimigos que são controlados pelo computador e utilizam a inteligência artificial para atacar o jogador controlado por humano, o primeiro inimigo ataca de longe, dependendo da distância do jogador controlado por humano, e o segundo inimigo ataca de perto, também dependendo da distância do jogador controlado por humano. O método do trabalho utilizado foi o Dedutivo. A natureza da pesquisa consiste em Pura. A forma de abordagem é qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o de pesquisa bibliográfica.

Referências

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TANSCHEIT, Ricardo. SISTEMAS FUZZY. Tutorial sobre Sistemas Fuzzy. Rio de Janeiro.

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Publicado

28-11-2018

Como Citar

TENORIO, Marcelo Buscioli; ALVES, Edgar Nalin; REIS, Yuri Correa. PRINCIPAIS TÉCNICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–29, 2018. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/4. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos