QUALIDADE DE VIDA: O IMPACTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DO SETOR DE VENDAS
Palavras-chave:
esgotamento profissional, exaustão., sindrome de burnout.Resumo
O texto discute os impactos da pressão no ambiente de trabalho, especialmente na área de vendas, destacando a Síndrome de Burnout como uma consequência significativa. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa para explorar como essa síndrome afeta a qualidade de vida dos profissionais. Durante a pandemia, a interseção entre vida familiar e trabalho intensificou os desafios, e a rápida transição para uma nova normalidade pós-pandemia aumentou a pressão sobre os trabalhadores. A pesquisa revela que o Burnout não apenas prejudica a saúde mental e física, mas também reduz a qualidade do trabalho, afetando a produtividade e a satisfação profissional. Recomendações incluem reconhecer sinais precoces, implementar estratégias de prevenção e intervenção nas organizações e estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal. Outras sugestões são priorizar tarefas, buscar feedback construtivo, promover relações de confiança no trabalho, praticar atividades físicas e de lazer, manter uma dieta saudável, garantir um sono adequado e buscar apoio emocional.
Referências
ALVES, S.A. Síndrome de Burnout. São Paulo: Club dos Autores, 2022.
CAMPOS, R. G. Burnout. Uma revisão integrativa na enfermagem oncológica. [Dissertação de mestrado em enfermagem]. Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2005.
CARVALHO, A. Síndrome de Burnout- Uma Ameaça Invisível no Trabalho. São Paulo: Ed. Interciência – 2023.
Codo, W., & Vasques-Menezes. 1. (1999). O que é Burnout. Educação: carinho e trabalho, 2, 237_254. São Paulo: Vozes. Recuperado em 21 de julho, 2016, de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/jornaldoprofessor/midias/arq/Burnout.pdf
BRÁZ, F.S. A Síndrome de Burnout como uma espécie de Dano Moral nas Relações Trabalhistas. São Paulo: Club dos Autores, 2021.
CARBALLO, F.P. Qualidade de Vida, Saúde do Trabalhador e Burnout: à docência em Alerta. São Paulo: Ed. CRV, 2020.
LIMA, E.V. Burnout: A Doença que Não Existe. São Paulo: Ed. Appris, 2021.
Maslach, C.; Leiter, M.P. - Trabalho: fonte de prazer ou desgaste. Papirus, Campinas, 1997.
SANDRIN, L. Burnout: Como Evitar a Síndrome no Trabalho e nas Relações assistenciais. Petrópolis-RJ: Ed. Paulinas, 2019.