EMPREENDEDORISMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA COMO GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

Autores

  • Ali Antonio Abrão Junior Fatec Itaquaquecetuba - Centro Estadual De Tecnologia Paula Souza

Palavras-chave:

Empreendedorismo digital, Negócios, Digital, Inovação tecnológica

Resumo

Fazer negócios no meio digital difundiu-se diante do baixo custo para se iniciar um empreendimento e nesse novo modelo, cada vez mais competitivo, movimentando o empreendedor para que seja mais criativo e inovador, considerado uma carreira em crescimento, com a possibilidade de grandes ganhos financeiros. O presente artigo tem como objetivo geral analisar o empreendedor digital, enquanto um gerador de negócios. Para tanto, o artigo tem como objetivos específicos realizar uma análise do perfil do empreendedor, as vantagens e oportunidades que o universo digital pode propiciar, bem como, as desvantagens e desafios, compreendendo a importância de empreender na internet, sucessos e dificuldades. A metodologia de pesquisa está no método indutivo, por meio de pesquisa bibliográficas, descritiva e exploratória sobre o empreendedorismo no meio digital e sua oportunidade de negócios. Como resultado alcançado, o presente artigo contribui para o entendimento e a importância deste profissional que tem expressiva contribuição para o âmbito econômico e social, pois promove o crescimento econômico através da geração de empregos e, consequentemente, promove o desenvolvimento econômico e social melhorando as condições sociais, promovendo inovações de modelos de negócios em modelos digitais.  Sendo possível constatar que o empreendedorismo é essencial para se construir e impulsionar qualquer negócio na atualidade, quebrando paradigmas e gerando renda para a sociedade.

Referências

BERNADI, L A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. 5. Reimpr. – São Paulo: Atlas: 2007.

CHIAVENATO, Idalberto; Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade para iniciar e tocar seu próprio negócio. Idalberto Chiavenato – 2. Ed. já. E atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

DA SILVA, Vanessa. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportunidades

nas redes sociais. E3-Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, v. 2, n. 1,

pág. 42-61, 2016

DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOLABELA, F. (2003). Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura

GUSMÃO, A. Empreendedorismo digital: entenda o que é e como criar um negócio digital. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/empreendedorismo-digital/ Acesso em: 07 set. 2023.

HULL, C. E., Hung, Y. T. C., Hair, N., Perotti, V., & Demartino, R. (2007). Taking advantage of digital opportunities: A typology of digital entrepreneurship. International Journal of Networking and Virtual Organisations, 4(3), 290–303.

JELONEK, D. (2015). The Role of Open Innovations in the Development of e-Entrepreneurship. Procedia Computer Science, 65, 1014-1017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LIMA, M. F. L.; MACHADO, A. G. C. Estratégias de inovação em empresas startup. Revista de Administração Unimep, Piracicaba, v. 17, n. 2, p. 143-164, 2019. Disponível em:

http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/1376/794. Acesso em: 07 set. 2023.

MENEZES, L.C.M. Gestão de Projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PEREIRA, J.; BERNARDO, A. Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá. Desenvolvimento em Questão, [S.l.], v. 14, n. 37, p. 293-327, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.293-327 Acesso em: 07 set. 2023.

SEBRAE, Disciplina de Empreendedorismo. Manual do Aluno. São Paulo, 2006.

SEBRAE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (a). Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios. Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios, 4. ed. 17 abr. 2020. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f8338edb8cda72405222697f782c9a4/$File/19437.pdf.> Acesso em: 07 set. 2023.

SILVA, A. F. Empreendedorismo digital: o que é e como entrar nessa tendência? 2019. Disponível em: https://www.guiaempreendedor.com/guia/empreendedorismo-digital-o-que-e-2 Acesso em: 13 abr. 2024.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

ABRÃO JUNIOR, Ali Antonio. EMPREENDEDORISMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA COMO GERAÇÃO DE NEGÓCIOS. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 46–57, 2024. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/241. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos