CIBERCULTURA E UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Cibercultura. Informação. Inteligência artificial, Tecnologia. Professor.Resumo
Com os avanços da tecnologia, o advento da internet, a especialização da sociedade e a velocidade da informação, além da popularização da inteligências artificiais, está sendo criada uma nova sociedade a quem chamam de “sociedade do conhecimento”. Nesta nova “era da informação”, a escola, de um modo geral, compreendendo da educação básica à universidade, não pode ficar imutável. O objetivo deste estudo foi examinar este cenário e refletir sobre o posicionamento do profissional da educação neste contexto. A reflexão sobre sua práxis e os desafios impostos pela cibercultura. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica em sites, livros, artigos, e apoiou-se em discussões de autores ligados ao tema como Karnal, Freire, Presky, Castells, dentre outros. Os resultados buscaram refletir acerca das conclusões geradas por estes autores, de que a escola está enfrentando uma mudança de sociedade, que a cognição dos novos alunos exige uma nova forma de abordagem e que o professor precisa repensar seu papel, sua metodologia e sua prática. Concluímos que a adaptação aos novos tempos é necessária. O uso da tecnologia não é um mal ou um bem em si mesmo, mas uma ferramenta da inteligência humana, diante dos desafios propostos por quem deve aprender e ensinar ao longo da vida.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
BARRETO, Raquel G. Formação de professores; tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.
BOVO, Viviani; HERMA, Walther. Pensamento Sistêmico: a Grande mudança de paradigma. Coleção de Artigos “Nova Educação”. IDPH –Instituto de desenvolvimento do Potencial Humano. Disponível em: < http://www.idph.com.br/conteudos/artigos/novaeducacao/novaeducacao_20020601.php#.V4E3c9dWj3C> acesso em: 09.jul.2016
CASTELLS, Manuel. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol I. 8.ed. revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para a educação no Século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011.p. 5-22.
DRUCKER, Peter Ferdinand. A Administração na próxima Sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.
FERREIRA, Lenivaldo da Silva. Geração baby boomers, x, y e z: novos tempos, rumos e valores para as organizações. PORTAL EDUCAÇÃO. 25/07/2014. Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/57706/geracoes-baby-boomers-x-y-e-z> acesso em: 09.jul.2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 119 p.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. 1ª Edição. São Paulo: Contexto, 2012.
KILAG, Osias Kit T. et al. The Views of the Faculty on the Effectiveness of Teacher Education Programs in Developing Lifelong Learning Competence. 2023. Disponível em: < https://journal.silkroad-science.com/index.php/EJHEAA/article/download/106/87 O>. Acesso em: 05.fev.2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 1987.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: editora 34, 1999.
PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 29, p. 975-999, 2021.
PESSOA, Mariana. Conheça as principais estatísticas e tendências sobre a inteligência artificial. 03.Ago.2023. Disponível em: https://www.conversion.com.br/blog/inteligencia-artificial/. Acesso em 05. Fev.2024.
PRESKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants.MCB University Press. Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em:< http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> acesso em 21.jun.2016.
RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, p. e45997, 2023.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez editora, 2008.