CIBERCULTURA E UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Cibercultura. Informação. Inteligência artificial, Tecnologia. Professor.

Resumo

Com os avanços da tecnologia, o advento da internet, a especialização da sociedade e a velocidade da informação, além da popularização da inteligências artificiais, está sendo criada uma nova sociedade a quem chamam de “sociedade do conhecimento”. Nesta nova “era da informação”, a escola, de um modo geral, compreendendo da educação básica à universidade, não pode ficar imutável. O objetivo deste estudo foi examinar este cenário e refletir sobre o posicionamento do profissional da educação neste contexto. A reflexão sobre sua práxis e os desafios impostos pela cibercultura. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica em sites, livros, artigos, e apoiou-se em discussões de autores ligados ao tema como Karnal, Freire, Presky, Castells, dentre outros. Os resultados buscaram refletir acerca das conclusões geradas por estes autores, de que a escola está enfrentando uma mudança de sociedade, que a cognição dos novos alunos exige uma nova forma de abordagem e que o professor precisa repensar seu papel, sua metodologia e sua prática. Concluímos que a adaptação aos novos tempos é necessária. O uso da tecnologia não é um mal ou um bem em si mesmo, mas uma ferramenta da inteligência humana, diante dos desafios propostos por quem deve aprender e ensinar ao longo da vida.

Biografia do Autor

Junior Cesar Santiago, Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão Empresarial . Tecnólogo em Agronegócio, Pós-graduado (MBA) em Gestão Empresarial, Especialista em Gestão e Docência na Educação Superior, Especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade. Acadêmico de Direito. Passou 16 anos e 4 meses como Policial Penal na Secretaria da Administração Penitenciária, atualmente exerce a função de Oficial de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo e Consultor Estratégico do Centro de Formação em Krav Maga Ltda (Krav Maga Caveira - Mestre Wesley Gimenez) exercendo suas competências multidisciplinares no maior canal do mundo em defesa pessoal e Krav Maga. É instrutor de Artes Marciais - defesa pessoal israelense ( Krav Maga - Faixa Preta 3º Dan - Krav Maga Caveira) possuindo habilidade em combate armado e desarmado, ginástica laboral e prevenção contra situações de risco. É poeta, escritor, palestrante, interessado na área ambiental , desenvolvimento pessoal e profissional, gestão e liderança, docência e treinamento empresarial. Possui habilidades no desenvolvimento de textos para a internet, consultoria em formulação de estratégia empresarial, bem como na construção de conteúdos para cursos e treinamentos EAD, desenvolvimento pessoal e profissional, Gestão estratégica, Marketing Empresarial, Andragogia, normas ABNT e Metodologia do trabalho científico. 

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

BARRETO, Raquel G. Formação de professores; tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.

BOVO, Viviani; HERMA, Walther. Pensamento Sistêmico: a Grande mudança de paradigma. Coleção de Artigos “Nova Educação”. IDPH –Instituto de desenvolvimento do Potencial Humano. Disponível em: < http://www.idph.com.br/conteudos/artigos/novaeducacao/novaeducacao_20020601.php#.V4E3c9dWj3C> acesso em: 09.jul.2016

CASTELLS, Manuel. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol I. 8.ed. revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra.

COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para a educação no Século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011.p. 5-22.

DRUCKER, Peter Ferdinand. A Administração na próxima Sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.

FERREIRA, Lenivaldo da Silva. Geração baby boomers, x, y e z: novos tempos, rumos e valores para as organizações. PORTAL EDUCAÇÃO. 25/07/2014. Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/57706/geracoes-baby-boomers-x-y-e-z> acesso em: 09.jul.2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 119 p.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. 1ª Edição. São Paulo: Contexto, 2012.

KILAG, Osias Kit T. et al. The Views of the Faculty on the Effectiveness of Teacher Education Programs in Developing Lifelong Learning Competence. 2023. Disponível em: < https://journal.silkroad-science.com/index.php/EJHEAA/article/download/106/87 O>. Acesso em: 05.fev.2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 1987.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: editora 34, 1999.

PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 29, p. 975-999, 2021.

PESSOA, Mariana. Conheça as principais estatísticas e tendências sobre a inteligência artificial. 03.Ago.2023. Disponível em: https://www.conversion.com.br/blog/inteligencia-artificial/. Acesso em 05. Fev.2024.

PRESKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants.MCB University Press. Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em:< http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> acesso em 21.jun.2016.

RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, p. e45997, 2023.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez editora, 2008.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

SANTIAGO, Junior Cesar. CIBERCULTURA E UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO DOCENTE NA ERA DA INFORMAÇÃO. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 12–27, 2024. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/226. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos