SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
TI Verde; Resíduos; Sustentabilidade; Consciência AmbientalResumo
Toda e qualquer atividade produtiva gera resíduos em seu processo de produção e também, após o ciclo de uso do produto. Tal fato acontece também, quando se trata de lixo eletrônico e é acentuado ao considerar o consumismo expressivo de aparelhos eletrônicos dada a tecnologia que se renova celeremente e traz inovações constantes ao mercado. O presente artigo trata da busca em aferir acerca da sustentabilidade relacionada ao uso da tecnologia de forma a contribuir para uma reflexão sobre o tema e verificar ações adotadas junto a população do município de Presidente Prudente distribuído entre grupos de whatsapp composto por estudantes e de trabalhadores do comércio local. Para tanto, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória, de caráter descritivo, acrescendo a realização de coleta de dados por meio de um questionário Forms. Concluiu-se que ainda estamos longe de melhorar o planeta em que vivemos pois o descarte de lixo eletrônico está de maneira desenfreada mesmo uma parte das pessoas fazendo a separação e tendo uma coleta seletiva também com conscientes empresas especializadas recolhendo esses materiais e retirando eles de circulação ou serem lançados ao meio ambiente mesmo desta forma falta incentivo e informação adequada para a população consumista que quando acaba um ciclo de uso de um determinado aparelho contaminante ele deve ter destino correto e certo e não jogado ao meio ambiente.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, A. R. de; GOMES, H. L. R. M. Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XV, n. 1. jan.-mai. 2012.
BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
PONTES, F.N.; GIORDANO, F. Práticas de TI verde em uma empresa educacional para fomentar a responsabilidade socioambiental. Revista de Gestão e Sustentabilidade, 2015. Disponível em:< https://www.redalyc.org/pdf/4716/471647051008.pdf>. Acesso em: 24/11/2022.
SOMMER, M. O lado obscuro do lixo eletrônico. Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file+article&sid=338. Acesso em: 24/11/2022.