ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PERCEPÇÕES DO AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO NO BRASIL
Palavras-chave:
Marketing no agronegócio. Estratégias de Marketing. Agronegócio Canavieiro no Brasil. Agroindústria Brasileira.Resumo
RESUMO
As estratégias de marketing apresentam contribuição de extrema relevância ao contribuir com o crescimento do agronegócio canavieiro no Brasil a partir de elaboradas táticas a fim de traçar os caminhos a serem seguidos no longo prazo, bem como atividades operacionais relacionadas à execução e implementação de diversas ações ligadas ao contexto do setor. Em um cenário de negócios competitivo, os atores do agronegócio canavieiro disputam posições relativas de mercado, e as ferramentas de marketing podem auxiliar na função estratégia da agroindústria canavieira, tanto em nível corporativo quanto em aspectos operacionais. O objetivo geral deste estudo foi buscar compreender as estratégias de marketing utilizadas pelo agronegócio canavieiro no Brasil. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que atualmente, o setor canavieiro brasileiro tem apostado muito na implantação de estratégias de marketing voltadas a resultados promissores com ênfase na clareza de seus objetivos e conhecimento acerca das preferências de seus clientes e a preocupação constante em adequar os canais a serem utilizados para que a mensagem transmitida chegue de maneira eficiente até o seu público-alvo. A tecnologia de marketing no agribusiness, aqui em estudo, canavieiro, se resumem, no desenvolvimento de novas variedades, cada vez mais adaptadas ao clima, tipo de solo e sistema de corte.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, J. M. F.; DINIZ, K. M. Impactos Ambientais da Agroindústria da cana-de açúcar: Subsídios para a Gestão. 2007. 131 f. Monografia (Especialização em Gerenciamento Ambiental). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de São Paulo. Piracicaba: ESALQ/USP, 2007.
BIM, Danilo Lopes; BRENE, Simone Teixeira; CARDOSO, Vinícius José Oliveira. Cadeia produtiva da cana-de-açúcar: análise de fatores produtivos e comerciais. Trabalho de Curso (Curso em Administração com Habilitação em Comércio Exterior), Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, Marília, 2008.
Brigagão, Renata A. Forato Estratégias de marketing no agronegócio: um estudo de caso na agricultura de precisão/Renata A. Forato Brigagão. 2018 72 f.
BUARQUE, Sérgio et al. Cadeia produtiva da indústria sucroalcooleira: cenários econômicos e estudos setoriais. Cadernos Setoriais, SEBRAE. Recife, Pernambuco, 2008.
CALMON, P. História social do Brasil: espírito da sociedade colonial. v. 1, São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DOS SANTOS, Gesmar Rosa. Produtividade na agroindústria canavieira: um olhar a partir da etapa agrícola. Quarenta anos de etanol em larga escala no Brasil: desafios, crises e perspectivas, p. 165-186, 2016.
FERNANDES, Bernardo Mançano. O novo nome é agribusiness. Publicações Nera, 2004.
FGV. Fundação Getúlio Vargas. Agronegócios. FGV PROJETOS. a. 2. n. 4. Rio de Janeiro. FGV, 2017.
HEREDIA, Beatriz; PALMEIRA, Moacir; LEITE, Sérgio Pereira. Sociedade e economia do" agronegócio" no Brasil. Revista brasileira de ciências sociais, v. 25, n. 74, p. 159-176, 2010.
MILANEZ, Artur Yabe; NYKO, Diego. Panoramas setoriais 2015-2018: sucroenergético. 2014.
MILANEZ, Artur Yabe; SOUZA, José Antônio Pereira de; MANCUSO, Rafael Vizeu. Panoramas setoriais 2030: sucroenergético. 2017.
NEVES, Marcos Fava et al. Processo estratégico de marketing e plano de marketing para o agronegócio. In: SOBER-XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. 2004.
OLIVEIRA, Júlia Sandoval; GRANERO, Arlete Eni. Estratégias de Marketing: O Agronegócio Canavieiro da Região de Franca/SP. Revista Eletrônica de Comunicação, v. 3, n. 2, 2012.
PACHECO, A. M. et al. A importância do agronegócio para o Brasil–revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica De Medicina Veterinária, Ano X, n. 19, 2012.
PIACENTE, E. A. Perspectivas do Brasil no mercado internacional de etanol. (2006). Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica. Campinas, 2006.
PRADO JUNIOR, C. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1970.
RAMOS, Paula Daniella Prado. Conceitos de agronegócio e agricultura familiar: visões, importância e funcionamento. 2014.
RODRIGUES, L. D. A cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de biocombustíveis: impactos ambientais e o zoneamento agroecológico como ferramenta para mitigação. Monografia (Especialização). Curso de Análise Ambiental. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2010.
SHIKIDA, Pery Francisco Assis; DE MORAES, Márcia Azanha Ferraz Dias; ALVES, Lucilio Rogerio Aparecido. Agroindústria canavieira do brasil: intervencionismo, desregulamentação e neocorporatismo. Revista de economia e agronegócio, v. 2, n. 3, 2004.
SHIKIDA, Pery Francisco Assis; SOUZA, Elvanio Costa de. Agroindústria canavieira e crescimento econômico local. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 47, n. 3, p. 569-600, 2009.
SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. 05) História do Agronegócio no Brasil. Folha Acadêmica do CESG| FAC. n. 13, p. 13-15, 2018.
WELCH, Cliff. Agribusiness: uma breve história do modelo norteamericano. Anais. Por uma geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade. Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, 2005.
ZAMBERLAN, Luciano et al. Relações de marketing na cadeia do agronegócio. 2009. Ijuí : Ed. Unijuí, 2009. 122 p.