MATEMÁTICA E EMPREENDEDORISMO: USO DE PBL NO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Interdisciplinaridade, Pertencimento, MatemáticaResumo
A matemática carrega o estigma de alto índice de reprova e rejeição nos alunos. O desafio é encontrar novas fórmulas e métodos para quebrar este paradigma e preparar os discentes para o mercado de trabalho. Esta experiência teve como objetivo diminuir o índice de reprova e aumentar o nível de competência e habilidade matemáticas do curso de Gestão Empresarial de Presidente Prudente. Por meio do uso da metodologia PBL, e uma visão interdisciplinar e transversal da matriz curricular foi proposto desafios de montar empresas e fazer projeções de resultados utilizando a matemática. Como resultado criou-se 8 empresas, houve um afloramento das competências e habilidades e uma diminuição no índice de reprovas na disciplina. Demonstrando a efetividade e a recomendação das metodologias ativas.
Referências
ARAÚJO, U. F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011.
BARBOSA, E.F.; MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, mai/ago. 2013.
RIBEIRO, L. R. C; Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos. EdUFSCar, 2008.
FILHO, E.E.; RIBEIRO, L.R.C., Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v.6, n.spe, p.01-09, Aug.2008 Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004&lng=en&nrm=iso>.
access on 04 July 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512008000500004.
KINGSLAND, A. Problem-based learning: efficient, affordable, and stress free implementation. In: RYAN, G. (Ed.). Research and development in problem-based learning. Sydney: University of Sydney-MacArthur Press, 1993. v.1. p.311-319.
SELBACH, S. et al. Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.