UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Vanessa dos Anjos Borges Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Marcos Vinicius Azevedo dos Santos Fatec de Presidente Prudente
  • Vitor Hugo Xavier de Souza

Palavras-chave:

Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Informática na Educação, Metodologias ativas

Resumo

Promover a autonomia dos estudantes, principalmente quando o modelo de ensino tradicional ainda é predominante em salas de aula, é um desafio com o qual educadores se deparam ao entenderem que as demandas atuais da sociedade exigem que o ser humano precisa estar apto a aprender a aprender. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser aliadas e atuarem como facilitadoras ao sistematizar atividades que possam alcançar esse protagonismo, como o que propõem as abordagens ativas de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sistemática sobre os esforços empreendidos para a aplicação de abordagens ativas, que defendem o estudante como o principal ator na construção de seu conhecimento, dando ênfase à metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) integrada aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Utilizando um processo com atividade bem definidas para a condução do levantamento sistemático da literatura foram analisados 15 trabalhos publicados nos últimos 5 anos a esse respeito. As análises realizadas puderam detectar que a PBL associada aos AVAs é utilizada em sua maioria no ensino superior, principalmente com o auxílio da ferramenta Moodle. Os estudos também apresentam dados que relatam a efetividade da aplicação da PBL aliada aos recursos de TIDC, o que beneficia tanto estudantes quanto educadores na realização das atividades propostas pela PBL.

Referências

AFECTO, Romeu. A aprendizagem baseada em problemas e a internet de todas as coisas, em uma escola técnica do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, 2020.

SCHNEIDER, Lucas Vivian. Caminhos - plataforma de auto estudo multidisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari. Lajeado, 2019.

MACEDO, Helena. Ensino de Engenharia de Software a distância para alunos com Transtorno Espectro Autista: Relato de experiências. Extensão em Foco, n. 27, 2022.

ROCHA, Priscila Brasil de Carvalho. Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma educacional interativa para aplicação na aprendizagem baseada em problemas. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus (Unichristus). Fortaleza, 2022.

FERREIRA, Daiana Amorim. A apropriação tecnológica sob a perspectiva social e sua contribuição para a plasticidade de AVAs: uma etnografia digital em um curso de Medicina. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Recife, 2018.

ALVES, Márcia de Oliveira. Framework para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em problemas na educação a distância e híbrida. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação) – Instituto Federal da Paraíba (IFPB). João Pessoa, 2021.

EUGÊNIO, Janaina Covre. Integração de tecnologias educacionais na formação continuada do policial civil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Araranguá, 2020.

LOGUERCIO, Anastácio et al. Proposta de um Modelo de Ensino-Aprendizagem para uma Plataforma de Cursos no Agronegócio. Memorias de las JAIIO, v. 8, n. 8, p. 63-76, 2022.

LOPES, Elys Gardênia de Freitas. O uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem na proposta PBL: estudo de caso com alunos de medicina. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mossoró, 2018.

BESSA, Bruno Rodrigues. PBL-Coach: um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino em computação na abordagem Problem-Based Learning. Tese (Doutorado em Ciênica da Computação) – Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Recife, 2018.

OLIVEIRA, FS de. PBL-MAESTRO: Um sistema de gestão da aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação em computação. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, 2018.

AMANTE, Lúcia Nazareth et al. Problem Based Learning aplicado ao ensino de enfermagem pelo ambiente virtual de aprendizagem: estudo qualitativo. Enfermagem Brasil, v. 20, n. 1, p. 53-67, 2021.

NASCIMENTO, Jobson Tenório do. Promovendo a autorregulação e a autoeficácia de estudantes de computação na abordagem PBL: a proposta da ferramenta PBL studentboard para o monitoramento do progresso da aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. Refice, 2022.

MELO, Helenilson Beserra. Proposição de um modelo de aprendizagem baseado em problemas adaptado à ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no curso de Extensão de Informática Básica da UFAL. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, 2018.

SANTOS, Danielle Oliveira. Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, 2021.

MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação, v. 26, n. 3, p. 1051-1076, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/. Acesso em: 30 out. 2022.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia MM; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.

PENAFORTE, Julio. John Dewey e as raízes filosóficas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, Julio, , organizadores. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Escola de Saúde Pública/São Paulo: Editora Hucitec, p. 49-78, 2001.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, n. 02, p. 327-340, 2003.

KITCHENHAM, B. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele University and Durham University Joint Report. Technical Report EBSE 2007-001. Keele: Keele University; Durham: Durham University, 2007.

SILVA, A. C.; SILVA, M. A.; SILVA, M. C. Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 1, p. 1-18, jan./mar. 2020.

SANTOS, S. R. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning - PBL). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 18, n. 3, p. 5-15, set./dez. 1994.

LIMA, Bruno Sanches; SANTOS, Carlos Alberto Moreira. Peer-instruction Usando Ferramentas On-line. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 1, p. 83-90, 2016.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, A. C.; SILVA, M. A.; SILVA, M. C.; SANTOS, E. M.; SOUZA, J. R. Problem: uma extensão do Moodle para atividades baseadas em problemas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., 2018, Fortaleza. Anais… Fortaleza: SBC, 2018. p. 1069-1078.

SOUSA, Sidnei de Oliveira; ROSA, Marcelo Vinícius Creres; FERREIRA, Gunnar Correa Pereira. PBL-SYS: um protótipo de um ambiente virtual de aprendizagem para apoiar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL– Problem Based Learning). Colloquium Humanarum, vol. 12, n. Especial, 2015, p. 1445-1454. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2015.v12.nesp.000769.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

BORGES, Vanessa dos Anjos; AZEVEDO DOS SANTOS, Marcos Vinicius; XAVIER DE SOUZA , Vitor Hugo. UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 203–217, 2024. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/354. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos