GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
Palavras-chave:
Educação a Distância, Gestão do Conhecimento e Gestão Organizacional.Resumo
O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maior flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da própria educação é valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alto grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolvem. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, foi investigado os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como teses e dissertações, tratam sobre a Gestão do Conhecimento na gestão de organizações de EaD, durante dezessete anos. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, pela possibilidade de visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD, no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para uma melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, direcionando gestores e pesquisadores para uma melhoria dos métodos e modelos de negócios do setor.
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