GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Gestão do Conhecimento e Gestão Organizacional.

Resumo

O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maior flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da própria educação é valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alto grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolvem. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, foi investigado os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como teses e dissertações, tratam sobre a Gestão do Conhecimento na gestão de organizações de EaD, durante dezessete anos. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, pela possibilidade de visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD, no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para uma melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, direcionando gestores e pesquisadores para uma melhoria dos métodos e modelos de negócios do setor.

Biografia do Autor

Oseias Rodrigues Nepomuceno

Atualmente é Pós Graduado em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, pela PUCRS - Pontifícia Universidade da Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Pessoas, comprometido com a gestão do conhecimento e as boas práticas de gestão de pessoas e nas aplicações de coaching, para uma melhor atuação global de seus clientes. Consultor em Captação de Recursos, junto ao Governo Federal pela plataforma TransfereGov e pelo Governo Estadual de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Profissional, com ênfase em Metodologia em Capacitação Massiva para Autogestão. Formado em Técnico em Desenvolvimento Econômico pela SERT - Secretária do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, atuando como Auxiliar Técnico para desenvolvimento de projetos geradores de renda e emprego, curso para formação de cooperativas e associações, microempresas. Atuou pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho por meio de contrato para ministrar cursos de gestão empresarial e da Metodologia da Capacitação Massiva, formando auxiliares de projetos de investimentos populares com contrato pela FAO/ONU de 2000 à 2002. Formação em Técnico em Agrimensura, na qual participou de diversos cursos de aperfeiçoamento na área de agrimensura e mapeamento com banco de dados, em SIGs Sistemas de Informações Geográficas. Atuou como Assessor Administrativo na FATEC de Presidente Prudente/SP, na Diretoria de Serviços Administrativos. E é o  CEO na BI Nepomuceno é uma empresa com atuação em consultoria e assessoria  para o desenvolvimento de  Negócios Inteligentes.

Cláudia Herrero Martins Menegassi

Empresária. Fundadora da Conexões Desenvolvimento, Negócios e Ecossistemas. Doutora em Administração com Pós-Doutorado em Economia e Management na Itália. Mestre em Administração. Graduada em Economia, em Administração e em Processos Gerenciais. Especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação. Especialista em Administração Tributária. Professora Convidada da Fundação Dom Cabral. Foi fundadora e membro do corpo docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Unicesumar, Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professora de cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, Coordenadora de cursos e Coordenadora de Planejamento Pedagógico. Avaliadora ad hoc de diversos periódicos. Autora e Organizadora de livros nas áreas de Administração, Gestão de Organizações e Iniciativas Sociais e de Gestão do Conhecimento. Tradutora do idioma Italiano. Membro da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe. Palestrante na Organização das Nações Unidas (ONU) na Commission on Social Development. Membro do Comitê de Avaliação da Incubadora e da Aceleradora de Startups do Ambiente de Inovação Connect e Mentora de Desenvolvimento de Startups no Team Advisors Connect (Marília-SP). Consultora, Escritora e Palestrante.

Francielli Martins Borges Ladeira

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM) na linha de Organizações e Sociedade.Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM) na linha de Empreendedorismo, Inovação e Mercado.Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (DAD/UEM). Exerci atividades de docência no ensino Superior no NEAD da UNICESUMAR para os cursos de Logística, Recursos Humanos e Gestão Financeira de 2013 a 2018. Orientação em projeto de Iniciação Científica do UNICESUMAR em 2017 e 2018 na área de Gestão do Conhecimento.Atualmente atuo como Professora Adjunta no Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá na área de Marketing, Empreendedorismo, Teorias de Administração e Tecnologia e Organizações e como Professora Formadora do NEAD (UEM/UAB) para o curso de Administração Pública.Pesquisadora do Observatório das Metropóles - Núcleo de Maringá.Pesquisadora de Teoria Institucional e Teorias Organizacionais no campo da Assistência Humanizada no processo de gestação, parto e puerpério, Medicalização do Parto e Objetificação do Corpo Feminino.

Referências

ALARCON, D. F. Diretrizes para práticas de gestão do conhecimento na educação a distância. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BATISTTI, P. et al. Uma reflexão sobre importância de técnicas de gestão do conhecimento para educação a distância. 2011. Artigo apresentado no II Congresso Internacional IGLU, Florianópolis, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 11, de 21 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66431-portaria-normativa-11-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 03 de dez.2017.

CABRAL, K. C. C. As competências dos tutores online voltadas à retenção de alunos em um curso de Educação a Distância: uma interpretação da competência na perspectiva da Gestão do Conhecimento. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário Cesumar, Maringá, 2015.

CAPELETO, A.C.B. Gestão da permanência apoiada pela Gestão do Conhecimento para a retenção de alunos da Educação a Distância. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário Cesumar, Maringá, 2016.

CHIARI, E.D. Educação a distância e gestão do conhecimento: uma análise do processo de capacitação institucional do FNDE no período 2006-2013. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Gestão de Políticas e Sistemas Educacionais, Universidade de Brasília, 2013.

CORRADINI, A. L. D. A Gestão do Conhecimento nos processos de produção audiovisual para a Educação a Distância. 2016. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário Cesumar, Maringá, 2016.

DALMAU, Marcos Batista Lopes et al. “O processo de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso considerando a oferta de um curso de graduação a distância”. 2010. Disponível em: http://www.pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/127 . Acesso em 2017 jul. 2017

FERREIRA, E. D. Práticas de gestão do conhecimento adotadas na coordenação, dos polos do curso de graduação em administração a distância da universidade federal santa catarina. 2013. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

FERREIRA, E. D. et al. Práticas de gestão do conhecimento aplicadas na educação à distância. 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/170988/OK%20-%20101_00489.pdf?sequence=1> . Acesso em 2017 jul. 2017.

JUNIOR, G. J. Desafios na gestão de cursos EaD: um estudo de casos no curso de administração a distância da UFSC. 2012. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

PORTO, J.B. ; OLIVEIRA M.; OLIVEIRA L.R. Coordenação de processos de conhecimento na educação a distância via web. 2015, Artigo disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616301138>. Acesso em 2017 jul. 2017.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2009.

VIEIRA, E.M.F. SANTOS, N. Gestão estratégica do conhecimento no campo da avaliação em educação a distância. 2005. Artigo disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000400007&lang=pt>. Acesso em 2017 jul. 2017.

VIEIRA, Milano Falcão et. Al. A TEORIA GERAL DE SISTEMAS, GESTÃO DO CONHECIMENTO e EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Revisão e integração dos temas dentro das organizações. Revista de Ciências da Administração [em linea] 2005, 7 (Julio-Diciembre): [Feche de consulta: 24 de junho de 2017] Disponible em:

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins; LADEIRA, Francielli Martins Borges. GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016. Revista Alomorfia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 28–45, 2024. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/231. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos