ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM TRÊS EMPRESAS DE EVENTOS EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP
Palavras-chave:
sustentabilidade; resíduos sólidos; gerenciamento de resíduos; casamento.Resumo
Este estudo se propôs a fornecer uma análise e discussões diante de dados quantitativos sobre resíduos sólidos e recicláveis produzidos após a realização de festas de casamento no município de Presidente Prudente-SP. O trabalho discorre sobre a questão da sustentabilidade em eventos, quantificando os resíduos produzidos após a realização de festas de casamento, verificando como os resíduos orgânicos e recicláveis são (ou não) separados, e analisando a relação entre a quantidade de resíduos produzidos com o número de convidados, local, entre outros. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, se caracteriza como uma pesquisa de campo, realizada a partir da coleta de dados empíricos. Os resíduos foram medidos e pesados, organizados em planilhas, e apresentados, neste trabalho em forma de quadros. Foram obtidas informações sobre as empresas de eventos que estiveram presentes nas festas de casamento que foram campo de nossa coleta. Os resultados da pesquisa mostraram que havia muitos resíduos orgânicos misturados com recicláveis, apesar dos gestores das empresas de eventos afirmarem que são separados. Analisando-se os dados, foi possível observar que não há muito empenho das empresas de eventos em desenvolver uma gestão sustentável nas festas de casamento realizadas em Presidente Prudente - SP, visto que, para isso, seria necessário mais envolvimento por parte dos gestores no intuito de desenvolver ações que tornem o segmento de eventos sustentável.
Referências
ANDRADE, R. M. De; FERREIRA, J. A. A gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. REDE – Revista Eletrônica do Prodema, v. v. 6, n.1, p. 7–22, 2011
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 20121: sistemas de gestão de sustentabilidade de eventos. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
BETTEGA, M.L. Eventos e Cerimonial: simplificando ações. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, nº 147. p. 03 de agosto de 2010.
FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade: desvendando a complexidade teórica e prática. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.
LUKOWER, A. Cerimonial e protocolo. São Paulo: Contexto, 2012.
MALVEZZI, A.M.; GIACOMINI FILHO, G..Eventos sustentáveis: um novo ambiente para a comunicação. P. 2-3, 2017.
PACHECO, A. O. Manual de organização de banquetes. São Paulo: Editora Senac, 2010.
PASTORELLI, R. C. Um casamento de sonho. In: MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011.
PEREIRA, S. S.; CURI, R. C. Meio Ambiente, Impacto Ambiental E Desenvolvimento Sustentável: Conceituações Teóricas Sobre O Despertar Da Consciência Ambiental. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 4, p. 35, 2012.
PICCIN, A. C.; DOWELL, D. M. Eventos mais sustentáveis. In: MATIAS, Marlene (Org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011.
SEIFFERT, M.E.B. Sistemas de Gestão Ambiental: implantação objetiva e econômica.
SKRADA, F. Passeata retine 200 profissionais que pedem reabertura no setor de evema.Sockt RICHA1S, 2020. Disponivel em: https/riemais.com.br/videos/balanco-gra.
SOUZA, M.C.C; MANFRÉ, E.R. Panorama do setor de eventos no brasil na pandemia de covid-19. Assis: Gráfica &Editora Triunfal ltda, 2022.
Turitia/perseata-Teune200-profissionais-que-pedem-reabertura-no-setor-de-eventos;. Acesso em: 23 maio 2022.
TRIGO, A. G. M.; SENNA, J. S. M. de. Sustentabilidade em eventos: características, motivações e análise de eventos sustentáveis. Congresso Nacional de Excelência em Gestão - XII INOVARSE, p. 1–22, 2012. Disponível em: <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_080.p
São Paulo: Editora Atlas SA, 2007.
YANES, A. F. Cerimonial, protocolo e etiqueta em eventos. São Paulo: Érica, 2014.