INVESTIGAÇÃO DO USO DE FORMULÁRIOS ONLINE PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DISCRETA
Palavras-chave:
Microsoft Forms, Plataformas Digitais, Estruturas Finitas, EducaçãoResumo
A sociedade contemporânea está sujeita a rápidas transformações, e o computador, peça chave da aceleração da informação, apresenta uma estrutura finita, e o estudo dessas estruturas está a cargo da Matemática Discreta. Devido a pandemia, para facilitar o ensino-aprendizagem de conteúdos em instituições de ensino superior, alunos e educadores estão utilizando tecnologias móveis que acessam a internet. E para aplicar atividades/avaliações nesse modelo de ensino remoto, surgem os aplicativos que possibilitam a criação de formulários online. Este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta com o uso de formulários online, produzidos pelo aplicativo Microsoft Forms, e verificar a satisfação dos participantes da atividade, quanto a utilização desta ferramenta. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografia sobre assuntos abordados em Matemática Discreta e elaborado um formulário online, com questões relativas à disciplina e questões que buscaram medir o grau de satisfação dos alunos sobre o uso desta tecnologia. Este formulário foi aplicado a um grupo de alunos que cursam o primeiro módulo de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Verificou-se que os discentes tiveram um bom desempenho, considerando a pontuação média de 6,5 nas questões relativas à disciplina e se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o uso dessa tecnologia no processo avaliatório. Acredita-se que o uso do formulário online para a aplicação de atividades/avaliações de conteúdos de Matemática Discreta foi eficaz para os fins pretendidos.
Referências
FALEIROS, F. et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & contexto - Enfermagem. Florianópolis, v. 25, n. 4, e3880014, 2016.
FAZENDA, R. Z. O papel da matemática discreta nos cursos de informática leccionados nas instituições de ensino superior Moçambicanas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Maputo, 2013.
FERREIRA, G. P.; LOZANO, A. R. G. A viabilidade do ensino de matemática discreta na educação básica usando modelagem matemática. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - PUC. Curitiba, 2009.
FRANCA, T.; RABELLO, E. T.; MAGNAGO, C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate. Rio de Janeiro, v. 43, n. spe1, p. 106-115.
GERSTING, J. L. Fundamentos matemáticos para a ciência da computação. 5ª ed. LTC, São Paulo, 2008.
GONÇALVES, R. R. S. Uma abordagem alternativa para o ensino de análise combinatória no ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) – IMPA. Rio de Janeiro, 2014.
LIPSCHUTZ, S.; LIPSON, M. Matemática discreta. 2ª ed. Bookman, São Paulo, 2004.
MENEZES, P. B.; TOSCANI, L. V.; LÓPEZ, J. G. Aprendendo matemática discreta com exercícios. Bookman. Porto Alegre, 2009.
MONTEIRO, R. L. S. G.; SANTOS, D. S. A utilização da ferramenta Google Forms como instrumento de avaliação do ensino na escola superior de guerra. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 4, n. 2, 2019.
PINTO, R. C. Introdução à análise combinatória. 2014. 59p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) – PUC. Rio de Janeiro, 2014.
RODA. T. M. Análise Combinatória: Uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas. 2018. 64p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) – UFSCar. São Carlos, 2018.
SILVA, W. A.; SANTOS, S. C. A.; CRUZ, R. P.; SANTOS, A. L. S. Google Forms como ferramenta para avaliação da aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação – Ano 10 – Número/Vol.27, 2018.
SOUSA, F. W. S. O uso do Forms como ferramenta de avaliação no Ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) – Universidade de Brasília. Brasília, 2020.